segunda-feira, 1 de setembro de 2008






















































A Córnea é uma membrana que junto ao cristalino nos ajuda a focalizar um objeto. Como o cristalino, é preciso que ela seja transparente para que os raios de luz cheguem até a retina. Quando a córnea sofre um embaçamento é preciso trocá-la por outra transparente. É o que chamamos de Transplante de Córnea ou Ceratoplastia.






















































DOENÇAS QUE NECESSITAM DE TRANSPLANTE DE CÓRNEA




























Traumatismos Oculares

Suas causas mais comuns são acidentes de trabalho. Cisco nos olhos, pequenas perfurações, queimaduras com agentes químicos podem levar a perda de transparência da córnea. Para evitá-los recomenda-se o uso de equipamentos e medidas de segurança.

Ceratocone

Ocorre nos jovens e sua causa é desconhecida, mas sabe-se que existe um componente familiar. Pode ser associado com doenças sistêmicas como alergias de pele ou Síndrome de Down. Ela pode progredir por alguns anos e parar ou deformar a córnea. Muitas vezes não é possível corrigir através de óculos ou lentes, sendo necessário transplante.

Complicações em Cirurgias Oculares

Acontece com mais freqüência em pessoas idosas. As doenças levam a perda de transparência da córnea.

Outras causas

Algumas córneas podem ser alteradas por doenças metabólicas ou por degenerações e distrofias, que são doenças de causa desconhecida.

Nenhum comentário: