quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Lipoescultura
A lipoescultura foi um avanço da lipoaspiração que diminuiu o tamanho das cânulas que aspiram a gordura, minimizando o trauma e as irregularidades. Permite uma recuperação mais suave. "Além disso, a gordura é aspirada para uma seringa e pode ser injetada em áreas aonde se deseja um aumento de volume sem a utilização de silicone ou outras substâncias artificiais como, por exemplo, na região glútea, rugas etc", define Marcelo Vaccari.Todos os cuidados para uma lipoaspiração são aplicados no caso da lipoescultura.
A cirurgia é precedida de avaliação cardiológica e exames laboratoriais. É realizada em ambiente hospitalar e a anestesia utilizada normalmente é a peridural, associada a sedação que traz conforto e segurança para o paciente. A alta se dá após 12 horas e recomendam-se dois a três dias de repouso com a utilização de um modelador. Após três dias retorna às atividades normais, excetuando-se os exercícios, que serão retomados após 10 dias, quando são retirados os pontos. Recomenda-se o uso de modelador por 30 a 60 dias para que a pele retraia de forma uniforme, assim como sessões de drenagem linfática, para rápida diminuição do inchaço.
Riscos
Como toda intervenção cirúrgica, a lipoaspiração ou a lipoescultura apresentam riscos. Mas, como não atua em órgãos vitais, é considerada uma cirurgia segura. "Se todos os critérios técnicos de segurança forem respeitados, os riscos são mínimos", completa o cirurgião plástico. "Os problemas aparecem, principalmente, quando o profissional não é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Por isso é tão importante escolher bem o médico que vai operar."
A escolha do cirurgião plástico
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica aconselha que a escolha do cirurgião deve ser feita com atenção e cuidado. Em primeiro lugar, elabore uma lista com nomes de possíveis candidatos. Pergunte para amigos - vários - que já fizeram a operação, o médico de confiança da família, enfermeiro, hospital ou plano de saúde. A SBCP possui um Diretório de Membros, que é uma excelente fonte de nomes.
Um segundo passo é verificar a credencial de cada médico.
Onde ele se formou, o tipo de formação específica, quantos anos de treinamento em todas as áreas de cirurgia plástica - uma visão ampla da especialidade conferem melhores habilidades ao profissional, seja qual for sua área preferencial de atuação.Procure saber, principalmente, se este médico possui título de especialista. A SBCP é o órgão oficial da Associação Médica Brasileira responsável pelo processo da formação de especialistas no Brasil.
Quando você escolhe um cirurgião membro da SBCP, pode ter a certeza de que ele é graduado por uma faculdade de medicina reconhecida e completou no mínimo mais cinco anos de residência médica regular, sendo dois em Cirurgia Geral e três em Cirurgia Plástica.
Daí para frente são mais anos e anos de estudo e concursos, até que ele alcance a categoria mais elevada da Sociedade, o de Membro Titular.
Mas na consulta é que você vai ter a base concreta para a sua decisão final. Visite vários cirurgiões. Compare suas personalidades, opiniões e condutas.
A segurança que você vai sentir no profissional é o mais importante.
Quem deve fazer e quem não deve fazer a cirurgia
segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Quem deve
É importante ter certeza do que se quer antes de se submeter a uma plástica. Seja imparcial e honesto. Você realmente precisa de uma intervenção cirúrgica? Quais suas expectativas quanto aos resultados?
Se você tem auto-estima positiva, se incomoda com algum aspecto físico e deseja corrigi-lo - ou melhorá-lo, você é um bom candidato. Após a cirurgia você ficará satisfeito e se sentirá bem com os resultados. Pacientes com defeitos físicos ou desarranjos estéticos, que ao longo do tempo foram diminuindo a sua auto-estima, podem demorar um pouco mais para se ajustarem no pós-operatório, uma vez que a recuperação da auto-imagem leva um certo tempo. Entretanto, após este período normal de adaptação a auto-estima sai bastante fortalecida.É importante lembrar que a Cirurgia Plástica pode promover mudanças físicas, o que implica diretamente na auto-estima. Por isso, a SBCP dá o recado: "se você estiver procurando a cirurgia com a esperança de promover mudanças em outra pessoa que não você, corre grande risco de se decepcionar.
É possível que seus amigos e as pessoas que você ama respondam positivamente à modificação de sua aparência e auto-confiança. Entretanto, entenda e aceite que a cirurgia não causará mudanças significativas em pessoas outras que não você mesmo".
Quem não deveNem todas as pessoas exibem o perfil ideal para uma cirurgia plástica, mesmo que existam indicações físicas absolutas para este ou aquele procedimento. A experiência do cirurgião poderá identificar pacientes problemáticos durante a consulta inicial e, em algumas situações, ele poderá até mesmo declinar-se em operá-los.Outras vezes, uma avaliação psicológica profissional poderá ser importante para que se detecte as verdadeiras motivações do paciente, por vezes oculta pelo inconsciente. Embora possa parecer desnecessária a primeira vista, esta indicação pode, em muitos casos, evitar cirurgias mal indicadas e ainda frustrações no período pós-operatório.

Nenhum comentário: